Hematologia

hematologista exame de sangue

Sobre Nossa Hematologia

A Hematologia é a especialidade médica que estuda e pesquisa a fisiologia do sangue e dos seus componentes. O hematologista é o médico que, portanto, trata as doenças que possuem relação com os componentes do sangue e cuida também dos órgãos onde o sangue é produzido: baço, medula óssea e gânglios linfáticos.

A Hematologia trabalha em conjunto com a Oncologia quando o paciente apresenta um câncer no sangue, como a leucemia. Entretanto, são especialidades distintas. 

Existem várias patologias relacionadas aos distúrbios dos órgãos sanguíneos e que podem ser identificadas através da Hematologia, como a hemofilia, que interfere na coagulação sanguínea e é uma condição hereditária. Também podemos destacar a anemia, que é bem comum. Leucemia crônica ou aguda, trombose e linfomas também são exemplos de doenças ligadas ao sangue e aos órgãos produtores.

Normalmente, o hematologista trabalha em conjunto com outras especialidades clínicas ou cirúrgicas, sendo assim, o paciente é encaminhado para a hematologia após a identificação de irregularidades nos exames de sangue ou no próprio indivíduo, que possam ter relação com alguma patologia do sangue.

Entre as alterações sanguíneas, como exemplo, pode-se destacar hemorragias incomuns, contagem elevada de glóbulos brancos, entre outras, e o hematologista é o médico que deve ser imediatamente consultado quando o paciente sofre uma dessas alterações.

Os hematologistas estão envolvidos em muitas das terapias, tratamentos e procedimentos relacionados ao sangue e medula óssea, sejam elas: 

  • Terapia de ablação (procedimentos nos quais tecidos anormais podem ser eliminados usando calor, frio, lasers ou produtos químicos)
  • Transfusões de sangue
  • Transplantes de medula óssea e doações de células-tronco
  • Tratamentos contra o câncer, incluindo quimioterapia e terapias biológicas
  • Tratamentos com fator de crescimento
  • Imunoterapia

Nossos Pediatras

Pediatra

Lorem ipsum dolor sit amet, sed dicunt oporteat cuum Tuo iomnis persequeris neglegentur.

Pediatra

Lorem ipsum dolor sit amet, sed dicunt oporteat cuum Tuo iomnis persequeris neglegentur.

Ortopedista

Lorem ipsum dolor sit amet, sed dicunt oporteat cuum Tuo iomnis persequeris neglegentur.

Um diagnóstico de câncer pode ser só o início.

O início de uma vida sem amarras, o início de uma vida linda, e acima de tudo, o início de uma vida feliz ao lado de quem se ama.
Fale Conosco
Enviar via WhatsApp
Rolar para cima