Radioterapia

maquina de radioterapia

O que é Radioterapia?

A radioterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que utiliza feixes de energia intensa para matar células cancerígenas. Esse tratamento costuma usar raios-X, mas prótons ou outros tipos de energia também podem ser usados.

O termo “radioterapia” geralmente se refere à terapia de radiação externa. Durante esse tipo de radiação, os feixes de alta energia provêm de uma máquina que direciona os feixes para um ponto. Durante um tipo diferente de tratamento de radiação chamado braquiterapia, a radiação é colocada dentro do corpo.

A radioterapia danifica as células destruindo o material genético que controla como elas crescem e se dividem. Enquanto algumas células saudáveis e cancerígenas são danificadas pela radioterapia, o objetivo dela é destruir o mínimo possível de células normais e saudáveis, pois essas últimas costumam reparar muitos dos danos causados pela radiação.

Por que é feita a Radioterapia?

Mais da metade de todas as pessoas com câncer recebem radioterapia como parte de seu tratamento contra o câncer. Os médicos usam radioterapia para tratar quase todos os tipos de câncer. Ela também é útil no tratamento de alguns tumores não-cancerosos (benignos).

Como a Radioterapia é usada em pessoas com câncer?

O médico pode sugerir radioterapia como uma opção em momentos diferentes durante o tratamento do câncer e por diferentes razões, incluindo:

  • Como o único tratamento (primário) para o câncer.
  • Antes da cirurgia, para encolher um tumor cancerígeno (terapia neoadjuvante).
  • Após a cirurgia, para interromper o crescimento de qualquer célula cancerígena restante (terapia adjuvante).
  • Em combinação com outros tratamentos, como quimioterapia, para destruir células cancerígenas.
  • No câncer avançado, para aliviar os sintomas causados pelo câncer

Quais os riscos da Radioterapia?

Os efeitos colaterais da Radioterapia dependem de qual parte do seu corpo está sendo exposta à radiação e quanta radiação é usada. Você pode não ter efeitos colaterais ou pode ter alguns. A maioria dos efeitos colaterais é temporária, pode ser controlada e geralmente desaparece com o tempo após o término do tratamento.

Como se preparar para a Radioterapia?

Antes de ser submetido à Radioterapia por feixe externo, a equipe de saúde orienta o paciente em um processo de planejamento para garantir que a radiação chegue ao ponto preciso do corpo onde é necessário. O planejamento normalmente inclui:

Quais outras técnicas são usadas na Cirurgia Oncológica?

Existem muitos outros tipos de métodos cirúrgicos para o tratamento de câncer e condições pré-cancerosas, e os pesquisadores continuam pesquisando novos métodos. Alguns tipos comuns de cirurgia de câncer incluem:

Simulação de radiação. Durante a simulação, a equipe de radioterapia trabalha com o paciente para encontrar uma posição confortável para ele ficar durante o tratamento. É imprescindível que ele fique quieto durante o tratamento, para encontrar uma posição confortável. Para fazer isso, o paciente ficará no mesmo tipo de mesa usada durante a radioterapia. Almofadas e restrições são usadas para posicioná-lo da maneira correta e para ajudá-lo a ficar parado. A equipe de radioterapia marcará a área do corpo que receberá a radiação. Dependendo da situação, pode-se receber uma marcação temporária ou pequenas tatuagens permanentes.

Planejando varreduras. A equipe de radioterapia fará com que se faça tomografia computadorizada para determinar a área do corpo a ser tratada.

Após o processo de planejamento, a equipe de radioterapia decide que tipo de radiação e qual dose receberá com base no tipo e estágio do câncer, a saúde geral e os objetivos do tratamento.

O que é Radioterapia por feixe externo?

Ela geralmente é realizada usando um acelerador linear – uma máquina que direciona feixes de radiação de alta energia para o corpo.

Quando o paciente está deitado em uma mesa, o acelerador linear se move ao seu redor para fornecer radiação de vários ângulos. Ele pode ser ajustado para cada situação específica, de modo a fornecer a dose precisa de radiação solicitada pelo médico.

Normalmente, se recebe radiação externa de feixe ambulatorial, cinco dias por semana, durante um determinado período de tempo. Na maioria dos casos, os tratamentos geralmente se espalham por várias semanas para permitir que as células saudáveis se recuperem entre as sessões de radioterapia.

Cada sessão de tratamento dura aproximadamente 10 a 30 minutos. Em alguns casos, um único tratamento pode ser usado para ajudar a aliviar a dor ou outros sintomas associados a cânceres mais avançados.

Durante uma sessão de tratamento, o paciente se deitará na posição determinada durante a sessão de simulação de radiação. Ele pode ser posicionado com moldes para mantê-lo no lugar.

A máquina aceleradora linear pode girar em torno de seu corpo para alcançar o alvo de diferentes direções.

O paciente ficará quieto e respirará normalmente durante o tratamento, que leva apenas alguns minutos. Para alguns pacientes com câncer de pulmão ou mama, pode ser solicitado que ele prenda a respiração enquanto a máquina administra o tratamento.

A equipe de radioterapia fica próxima de uma sala com conexões de vídeo e áudio para que possam conversar. Pode haver algum desconforto, mas não ocorre dor durante a sessão de radioterapia.

Quais os resultados da Radioterapia?

Se o paciente estiver recebendo radiação para um tumor, o médico poderá fazer exames periódicos após o tratamento para ver como o câncer respondeu à terapia de radiação.

Em alguns casos, o câncer pode responder ao tratamento imediatamente. Em outros casos, pode levar semanas ou meses para que o câncer responda.

Nossos médicos encaminham quando necessário, para clínicas parceiras que realizam esses exames, e cuidam sempre para que tudo ocorra como previsto.

Fale Conosco
Enviar via WhatsApp
Rolar para cima